Toxina botulínica (Botox ®)

 

 

 

 

 

 

 

A toxina botulínica (popularmente conhecida como Botox) tipo A é uma neurotoxina, produzida pela bactéria Clostridium botulinum que somente é utilizada na prática médica após ser isolada e purificada.

A utilização cosmética é feita para eliminar ou suavizar temporariamente rugas dinâmicas e linhas de expressão na testa,  ao redor dos olhos (pés de galinha), entre as sobrancelhas, ao redor da boca, no pescoço e na área do decote. Tem seu uso também para a correção do sorriso gengival  e no tratamento da hiperhidrose (sudorese excessiva) nas mãos, pés, axila e virilha.

As rugas dinâmicas e linhas de expressão, são aquelas provocadas pela contração muscular da mímica facial, que leva, ao longo do tempo, à formação de rugas permanentes na pele. As rugas estáticas, aquelas que ficam evidentes mesmo quando a pessoa não está contraindo a musculatura da face, devem ser tratados com outros tipos de procedimentos como peeling químico, preenchimento e tunelização dérmica (em alguns pacientes, essas rugas estáticas podem melhorar com o uso contínuo da toxina após 2 anos).

O sistema nervoso é o responsável por mandar mensagens elétricas aos músculos para que se contraiam e se mexam. A mensagem elétrica é transmitida ao músculo através de um neurotransmissor chamado acetilcolina. A toxina botulínica age bloqueando a liberação de acetilcolina no local onde foi aplicada. Assim, a toxina relaxa o músculo onde foi feita a aplicação e confere ao rosto um aspecto mais calmo e rejuvenescido. Quando aplicada nas áreas do corpo com hiperhidrose (axila, mãos, pés e virilha), permite que pacientes tenham uma vida normal sem os transtornos e constrangimentos causados pela sudorese excessiva e sem a necessidade de afastamento de suas atividades cotidianas.

 

Como é a aplicação

A aplicação da toxina botulínica deve ser realizada por médicos que tenham profundo conhecimento de anatomia e treinamento para realizar com precisão essa ciência e essa arte. A substância é injetada em pequenas quantidades, com uma agulha muito fina, em pontos específicos dos músculos responsáveis pela mímica facial que estão causando as rugas. A escolha dos pontos e a dose necessária para se obter o efeito desejado são determinados de acordo com as características de cada paciente. Desse modo, se consegue uma expressão facial mais descansada e jovial mantendo a naturalidade e harmonia do rosto. A dor do procedimento é pequena e para melhorar o desconforto do paciente são utilizados gelo, aparelhos vibratórios, ou anestésicos tópicos 30 minutos antes da aplicação da toxina.

A utilização em locais inadequados ou o uso de doses erradas pode acarretar resultados indesejados, como desvios musculares ou expressões de aspecto “artificial”, por isso, recomenda-se que o tratamento seja feito por médico capacitado e treinado.

 

Duração do efeito

A toxina botulínica começa a fazer efeito em 2 a 3 dias após a aplicação e alcança seu efeito máximo em até 2 semanas após a injeção. A duração do efeito da toxina é  geralmente de 4 a 6 meses, até que as terminações nervosas estabeleçam novas comunicações com os músculos. Após esse período a toxina pode ser reaplicada, pelo seu cirurgião plástico em Maceió, ou Arapiraca, onde for melhor para você.

Captura_de_Tela_2019-11-09_às_12.20.10.p